Escola Ateliê Brincare

“As coisas sobre as crianças e para as crianças, aprende-se apenas com as crianças” Loris Malaguzzi

Nossa Proposta

A etimologia da palavra brincar, vem do latim e tem como radical a palavra “brinco”, que significa, na sua raiz morfológica, “vinculu / vinculum”. A partir da brincadeira é que se criam experiências, ligações e vínculos, por meio dos quais se prepararão o caminho do viver compartilhado, da tolerância, das relações consigo mesmo, com o outro e com a vida.

“O máximo de maturidade que
um homem pode atingir é quando
ele tem a seriedade que têm
as crianças quando brincam“.
Nietzsche

Partimos do pressuposto de que brincar é coisa séria sim! E chamamos este pensamento de Nietzche para nos amparar nesta reflexão. E quantas coisas acontecem quanto ao desenvolvimento físico-motor, cognitivo, afetivo-emocional e social da criança quando ela brinca! È no processo de escuta e observação do brincar de uma criança, totalmente absorvidas e concentradas, que se pode perceber que algo de grande importância está acontecendo.

Nossa proposta para o acolhimento de bebês e crianças, na faixa etária dos 06 meses aos 5 anos e 11 meses, tem seu foco principal é investir no cuidado e na educação, a partir das relações de vínculo com nossos educadores. Em nosso espaço, baseamos nosso fazer investindo na construção da autonomia de nossas crianças, na rotina de cuidados pessoais humanizados e um ambiente que valoriza o movimento livre como princípio.

Nosso trabalho busca inspirações de êxito com a primeira infância, tal como os princípios da Abordagem PiklerLôczy, criado pela pediatra austríaca Emmi Pikler. Seu trabalhado é reconhecido mundialmente, famoso pela qualidade e pelos resultados atingidos no desenvolvimento global dos bebês.

Berçário

O Brincare acolhe bebês a partir dos 04 meses e nosso trabalho está pautado na rotina de cuidados privilegiados, no movimento e no processo de construção de autonomia. Em nosso trabalho diário, a partir do acolhimento e do vínculo oportunizamos aos nossos bebês um ambiente seguro e que amplia suas possibilidades de pesquisa e desenvolvimento. Observamos, documentamos, compreendemos e construímos conhecimento e significado, juntos.

Educação Infantil

No Brincare a educação infantil também tem sua rotina pautada nos cuidados privilegiados e já nesta fase, contamos com o aceite e colaboração das crianças para estes momentos. Assim, lavar as mãos, trocar fraldas, fazem parte do processo de aprendizagem e descobertas. Agora já nesta fase, a descoberta da possibilidade de movimento e comunicação amplia a visão de mundo de nossos pequenos e é esta a oportunidade para trilharmos juntos o caminho da exploração intensa e amadurecimento.

Casa de brincar

O Brincare é um espaço lúdico e educativo destinado a crianças de 0 a 6 anos. Criado com o objetivo de permitir que os pequenos criem, explorem e se desenvolvam brincando, é uma das melhores opções em Sorocaba para quem quer passar um tempo agradável em família. Pintura em azulejo, jardinagem, artes e contação de histórias estão entre as atividades oferecidas na programação.

Atividades e oficinas da Casa de Brincar

Programação semanal

MUSICALIZAÇÃO: Vivência e experimentação musical. Apreciação, percepção, produção de instrumentos sonoros e rodas cantadas.

FAZ DE CONTA: Brincar utilizando criativamente práticas corporais para realizar jogos e brincadeiras e para criar e representar personagens no faz-de-conta, no reconto de histórias, em danças e dramatizações. Jogos teatrais e muita fantasia para oportunizar a vivência teatral. Netas oficinas também são trabalhados a partir dos jogos simbólicos do dia-a-dia, situações do convivio, conflito, tolerância, empatia, respeito, solidariedade e muito mais.

 

EXPERIMENTAÇÕES SENSORIAIS: Explorar, brincar, conhecer o mundo através dos sentidos. Crianças aprendendo por meio de experiências concretas e desenvolvendo suas habilidades sensitivas (audição, paladar, olfato, tato, visão e capacidades corporais).

 

“EU QUE FIZ” (OFICINA DE CRIAÇÃO): Brincar utilizando recursos de artesanato, para confecção de criações e mirabolâncias singulares. A partir de sucata, marcenaria, custura e outras técnicas, as crianças terão acesso a possibilidades de idealizar e executar projetos.

 

JARDINAGEM E HORTA: Brincadeira a partir da qual poderemos, lidar com a terra, cultivar, molhar e cuidar para ver crescer.

 

EXPRESSÃO CORPORAL E MOVIMENTO:Brincar utilizando criativamente práticas corporais para realizar jogos e brincadeiras e para criar e representar personagens no faz-de-conta, no reconto de histórias, em danças e dramatizações. Explorar um amplo repertório de mímicas , gestos, movimentos com o corpo.

CULINÁRIA: Brincar na cozinha, incentivando uma alimentação saudável e também as relações humanas, seu protagonismo e empoderamento. A autonomia, a proatividade, o processo criativo de criação. E claro a bagunça boa na cozinha.

 

ARTES PLÁSTICAS: Brincar com materiais expressivos e técnicas artísticas, permitindo as crianças expressarem suas emoções e realidades e, no percurso, conhecerem o mundo e a si mesmas. Pintura Guache, Desenho, Aquarela, Gravura, Modelagem, Tapeçaria, Fotografia, Colagem, entre outros.

 

BRINCAR LIVRE: Espaço para o livre brincar, vivências com brincadeiras tradicionais, lendas brasileiras e muita diversão.

YOGA: A prática de yoga para crianças é uma excelente maneira de promover o seu crescimento saudável. Os principais pontos positivos da yoga na infância são o aumento da sua capacidade de concentração, relaxamento; melhora na flexibilidade e equilíbrio físico e mental.

Alimentação

A alimentação é mais um momento de interação do bebê com sua cuidadora e o mundo. A maneira como o bebê recebe o alimento e participa das refeições terá influência em seu prazer na alimentação e na relação que estabelece com o alimento. Sendo assim, cuidamos para que nossas refeições sejam momentos prazerosos e tranquilos.

O cardápio é elaborado por nossa nutricionista que prioriza oferecer para as crianças uma alimentação saudável, priorizando o consumo de frutas, legumes e verduras. Nossas refeições são servidas para as crianças, de maneira a favorecer as experimentações, permitindo as crianças manipular a comida, em um processo de construção de autonomia e descoberta do prazer das refeições.

Contato

Para conhecer a escola e nossa proposta agende uma visita.

11 + 8 =

Centro educacional Atêlie Brincare

Av Pereira da Silva, 455, Jardim Santa Rosália, Sorocaba - SP

Tel.: (15) 3346-4278

contato@brincare.com.br