Inspirações

"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele" Hannah Arendt

Emmi Pikler foi uma pediatra austríaca que realizou seu trabalho profissional na Hungría. Trabalhou como pediatra de família e foi, durante mais de trinta anos, diretora de uma instituição de acolhida à crianças órfãs e abandonadas. O nome do Instituto Pikler Lôczy se deve à sua localização na Rua Loczy em Budapest. Devido ao destaque do trabalho realizado, em 1970, o então Instituto Lóczy, hoje intitulado Instituto Pikler, se converteu no Instituto Nacional de Metodologia para locais destinados a crianças da Hungría, tornando-se centro piloto para todos eles e ministrando formação para médicos, enfermeiras, psicólogos, pedagogos, mestres e cuidadores. Essa atividade formativa permanece na atualidade, sendo uma referência mundial em atenção educativa e cuidados para os profissionais que trabalham com educação de crianças de 0-3 anos.
Loris Malaguzzi Foi o fundador da filosofia educacional de Reggio Emilia e, junto com o Comune e muitos administradores locais, participou do nascimento e construção da rede Reggio Emilia de pré-escolas municipais (3-6) e infant-toddler centers (0-3). Malaguzzi se formou em pedagogia e começou sua carreira como professor da escola primária em 1946. Em 1950, ele se qualificou como psicólogo educacional e fundou o Centro Médico Psicopedagógico Municipal de Reggio Emilia, onde trabalhou por mais de vinte anos. Em 1963, ele começou a trabalhar com a administração da cidade na abertura das primeiras pré-escolas municipais. Em 1967, esta rede inicial de escolas começou a assumir as "Asili del Popolo" autogestionadas, as Escolas do Povo fundadas no final da guerra e, em 1971, também foram adicionados centros infantis. Malaguzzi dirigiu esta rede de escolas por vários anos com outros colegas próximos e definiu seu projeto cultural. Foi conselheiro do Ministério da Educação, diretor das revistas Zerosei e Bambini, e em Reggio Emilia, em 1980, fundou o Nidi Infanzia National Group. Malaguzzi também concebeu a ideia para as exposições The Eye, se ele pula sobre o muro e as cem línguas das crianças. Loris Malaguzzi foi o promotor incansável de uma filosofia de educação inovadora que, com sua teoria das cem línguas, dá valor aos potenciais, recursos e muitas inteligências de todas as crianças.

Paulo Freire

Educador, pedagogo e filósofo brasileiro. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica.

Patrono da Educação Brasileira. Sua prática didática fundamentava-se na crença de que o educando assimilaria o objeto de estudo fazendo uso de uma prática dialética com a realidade, em contraposição à por ele denominada educação bancária, tecnicista e alienante: o educando criaria sua própria educação, fazendo ele próprio o caminho, e não seguindo um já previamente construído; libertando-se de chavões alienantes, o educando seguiria e criaria o rumo do seu aprendizado. Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência política.

Autor de Pedagogia do Oprimido, livro que propõe um método de alfabetização dialético, se diferenciou do "vanguardismo" dos intelectuais de esquerda tradicionais e sempre defendeu o diálogo com as pessoas simples, não só como método, mas como um modo de ser realmente democrático.

São muitas as inspirações

Tais como : Aldo Fortunati (Um especialista em psicologia evolutiva e educação na primeira infância), Ana tardos (Psicóloga Húngara), Arno Stern (artista plástico-pedagogo - Educação Criativa), entre tantos grande nomes contemporâneos a nós, que através do expoente de seus trabalhos inspiram nosso fazer diário, tais como: Josiane Pareja, Maria Lucia Peçanha, Silvia Nabinger, Paulo Fochi, Suzana Alves, Bete Godoy, Raquel Reis e aos tantos caríssimos colegas que compartilham conosco esta visão de vida e educação.

Contato

Para conhecer a escola e nossa proposta agende uma visita.

1 + 8 =

Centro educacional Atêlie Brincare

Av Pereira da Silva, 455, Jardim Santa Rosália, Sorocaba - SP

Tel.: (15) 3346-4278

contato@brincare.com.br