top of page
  • Foto do escritorBrincare

Importância dos Espaços Lúdicos na Infância




Centro de Treinamento e Estimulação do Brincar

Muito mais do que entretenimento e diversão, as brincadeiras são oportunidades de desenvolvimento emocional, social e cognitivo. Em meio a uma rotina atarefada, tanto dos pais quanto dos filhos, lugares que oferecem espaços de lazer para crianças incentivam a realização de atividades recreativas com comodidade e segurança, além de permitirem aos pais uma melhor interação na visita a este estabelecimento.

Por meio de jogos, dinâmicas e momentos de interação com seus brinquedos, as crianças exploram o mundo a seu redor, aprendem habilidades que serão muito importantes no futuro e comunicam seus anseios e necessidades de forma natural. Assim, elas constroem suas próprias identidades.

Aos adultos, cabe o papel de garantir que as brincadeiras façam parte da agenda dos pequenos, além de estimular sua imaginação com novas ideias e questionamentos e encorajá-los a solucionar os problemas que possam surgir.

Confira abaixo os principais benefícios de incluir as brincadeiras na rotina infantil, e a importância de contar com espaço kids, brinquedoteca, playground, quadras esportivas e ambientes recreativos ao ar livre e em estabelecimentos:


Expressão de sentimentos, a brincadeira se torna um meio de comunicação.

Desenvolvimento de habilidades emocionais e cognitivas, brincar exercita sua autonomia, raciocínio, atenção, responsabilidade, organização e autoconfiança.


Socialização, brincar ajuda ensina sobre o convívio com amigos fortalece o significado de conceitos como respeito, liderança, solidariedade e obediência às regras de forma divertida.


Capacidades motoras, brincadeiras sempre envolvem habilidades físicas, capacidade motora e a consciência corporal, fatores diretamente relacionados à criação de mecanismos de autoproteção e autocuidado.


Atividades recreativas mantêm as crianças em movimento, contribuindo para sua saúde e fazendo com que sintam prazer ao se exercitar.


Consciência social, enquanto brinca, a criança costuma atribuir a si mesma diferentes papéis sociais - o de pai, mãe, policial, super-herói –, explorando e refletindo sobre a realidade e a cultura na qual está inserida.


Através do faz de conta, ela é capaz de compreender o papel do adulto, comportando-se e sentindo-se como ele.




17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page