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A Linguagem e o Brincar



Na última semana tivemos uma LIVE super especial, com a Fono @Flávia Veronese e viemos aqui compartilhar com vocês, informações mega importantes à respeito do Brincar e a Linguagem.

Embora a primeira palavra dita pelo bebê seja motivo de festa e signifique para a maioria das pessoas o “start” para a criança desenvolver sua linguagem, esse desenvolvimento já começou há muito tempo. A aquisição da linguagem se inicia logo que os bebês nascem.

Linguagem e comunicação são coisas diferentes que se complementam. Nos primeiros meses, o bebê se comunica, por meio do choro, que emite para os pais a mensagem de dor, sono, calor, frio, medo. Não há linguagem verbal sendo emitida pelos bebês, mas há linguagem corporal, facial que é identificada pelo cuidador e que nos ajuda à atender as necessidades dos pequenos.

Não é por quê o bebê não fala que não devemos falar com ele, cantar, mostrar, dar nome aos objetos, narrar o que estamos fazendo, para onde estamos indo e parte disso ocorre por meio da Brincadeira.

Assim como o Desenvolvimento Motor nos traz Marcos, que são pontos chave do desenvolvimento do Bebê à nível Motor, da mesma forma o Desenvolvimento da Linguagem nos trás indicadores que sugestionam um Desenvolvimento Saudável.



Após o Primeiro Ano de vida, cujo foco está no campo Motor, ou seja, o cérebro voltou esforços e atenção para que o bebê saia da posição fetal e consiga se manter em posição ereta, passando pelo sentar e pelo engatinhar ao longo dos 12 primeiros meses, agora é a vez da Linguagem. A criança continuará ampliando seu repertório auditivo, mas agora já tem ferramentas neurológicas para emitir mensagens e se comunicar de forma mais efetiva e eficiente.

• De 12 a 18 meses, a criança inicia a produção de vocábulos isolados, com algum significado. Consegue localizar os sons que vêm de cima.

• De 18 meses aos 2 anos, a criança já desenvolve um vocabulário com cerca de 50 palavras e consegue manter um pequeno diálogo.

• De 2 a 3 anos, o vocabulário já é de 200 a 400 palavras. Assim, a criança já é capaz de elaborar pequenas histórias. E consegue identificar os vindos de todos os cantos e representa as atividades diárias com brincadeiras.

• De 3 a 4 anos, já com um vocabulário extenso, a criança consegue formular frases mais longas (com cerca de seis palavras), no passado, presente ou futuro. Os diálogos e as histórias são mais detalhados. Ainda é possível certa dificuldade na fala, mas a comunicação é de fácil compreensão.

• De 4 a 5 anos, a criança deve ser capaz de pronunciar, de forma adequada, todos os fonemas. Os diálogos e as histórias são contados com detalhes, com noção de tempero e espaço.

* O ritmo de aprendizado pode variar de criança para criança, de acordo com os limites individuais e os estímulos que cada criança recebe. Crianças prematuras ou com deficiência também tem um desenvolvimento atípico e por isso as aquisições fogem do padrão.

Se você identificar que a criança não manifesta determinados comportamentos ou habilidades, vale buscar orientação de um profissional e ajustar o estímulo correto para que ela se desenvolva de maneira saudável. Ajustar expectativas também auxilia à diminuir frustrações.


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