top of page
  • Foto do escritorBrincare

Atrasos no Desenvolvimento Motor





O atraso no desenvolvimento ocorre quando a criança não atinge os marcos deste desenvolvimento no período esperado. Estes marcos são, por exemplo, a idade de sentar, de andar ou de iniciar a fala. A idade em que cada um destes marcos deve ser alcançado é estabelecida de acordo com a média de idade em que ocorre;

Existem algumas variações de um indivíduo para outro, e quando não é atingido ao prazo máximo, configura-se o atraso. Este pode ocorrer em uma ou várias áreas – por exemplo, habilidades motoras, linguísticas, sociais.

É importante que os pais fiquem atentos ao desenvolvimento motor de seu filho e observem se eles estão demorando muito tempo para atingir as etapas motoras nas idades esperadas. Além disso, outros sinais também devem ser observados, tais como:


* A criança é muito “molinha” e não consegue se movimentar, nem segurar a própria cabeça acima do pescoço;

* Tem os braços e pernas muito “durinhos”, o que também atrapalha os movimentos e as tarefas de higiene;

* Não consegue pegar brinquedos após o sexto mês de vida, e não se relaciona com as pessoas ou com o ambiente.


O atraso no desenvolvimento é, na maioria das vezes, um diagnóstico realizado por um médico com base em diretrizes rigorosas. Geralmente, os pais são os primeiros a notar que seu filho não está progredindo na mesma proporção que outras crianças da mesma idade, mesmo considerando-se variações normais.

Segundo estudos, as principais causas do atraso psicomotor podem ser divididas em dois grandes eixos: origem ambiental e origem genética. Pesquisadores contaram com uma amostra de 73 crianças para o levantamento. Ao final da experiência, constatou-se que 38,4% delas correspondiam ao primeiro grupo (ambiental) e 24,6% ao segundo (genético).


– Causas ambientais investigadas: desnutrição, distúrbios motores (Encefalopatia hipóxico isquêmica; Microcefalia secundária à radiação ionizante, Toxoplasmose congênita, outros).

– Causas genéticas investigadas: Síndrome de Down, Síndrome de Weaver, Neurofibromatose,

outros.


Se você acha que seu filho pode estar com atraso no desenvolvimento, você deve levá-lo ao Pediatra ou Neurologista Pediátrico. Se o seu filho estiver atrasado no desenvolvimento, quanto mais cedo você obter um diagnóstico, mais cedo poderá começar a se conectar a serviços de desenvolvimento ou recursos terapêuticos, e melhor será o progresso da sua criança. Se tem dúvidas, atue com antecedência.

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page