top of page
  • Foto do escritorBrincare

Conexão Canguru - O primeiro Ano de Vida


Uma das fases mais importantes durante a Primeira Infancia, que vai dos 0 aos 7 anos, é sem dúvida Os Primeiros Mil Dias. Este período compreende os 9 meses de gestação + 365 do primeiro ano de vida +365 até completar 2 anos. Este período é considerado o período de ouro pois nele, o cérebro está se desenvolvendo em tamanho, especialização de células e conexões e tudo o que for feito e ofertado à nível de experiências tem um impacto significativo no desenvolvimento.




Nesta fase ainda, os principais Marcos do Desenvolvimento são atingidos, tais como: sentar, engatinhar, caminhar e... falar!



Sabendo que esta fase tem impacto tão importante, quanto mais nos prepararmos e compreendermos as necessidades, comportamentos, habilidades e competências dos nossos pequenos, mais conseguiremos otimizar e potencializar o desenvolvimento, sem contar evitar atrasos (que é o que todo Pai e Mãe desejam).


Se você ainda não sabe, a Brincare tem a turma dos Cangurus. Os Cangurus são nossos pitocos de 0 à 12 meses. Esta faixa etária, assim como o nome sugere PRECISA da presença dos pais, e as aulas são, talvez, mais para os pais do que propriamente para os bebês.

{Entre no link acima e agende uma aula teste via DM)

Ao longo do primeiro ano de vida, as consultas ao pediatra são mensais, e uma das frases mais comuns é: “Está tudo bem, você só precisa estimular o bebê!”, mas e o quê isso quer dizer...!?

Quer dizer que ele não apresenta nenhum atraso significativo (há uma “janela de tempo” para ele manifestar determinados comportamentos e habilidades e até ser considerado atraso, o médico irá apenas acompanhar) e por isso os pais precisam ofertar o estímulo correto em cada fase, seja com brinquedos, brincadeiras ou apenas a interação (na maior parte das vezes é apenas o téti-a-téti mesmo).


O primeiro ano de vida do Bebê é um ano muito intenso, desafiador, pois as mudanças são constantes e praticamente à cada três meses o bebê atinge um novo patamar de desenvolvimento e isso exige novas adequações de ambiente, atenção e interação por parte dos pais e cuidadores. A gente costuma dizer, que nesta fase cada dia é único e que não é mais um, é menos um para a contagem dos primeiros Mil dias que determinarão a qualidade do desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo do seu filho.


Conectar-se nesta fase é, aprender a ser mãe, pai, a atender incondicionalmente as necessidades do bebê, é aprender a transformar cansaço em contemplação, é a fase de aprender o que e como devemos fazer para auxiliar o nosso bebê a se desenvolver de forma plena e saudável.





Conexão é ainda mais profundo porque envolve nos entendermos com nossas funções sociais, que precisam ser construídas em um cenário que não para de mudar e exigir de nós.


Por isso essa fase, precisa ser vivida com todo amor, envolvimento e entrega que exigem, por que passa, por que passa por que é determinante.


Falaremos mais sobre dicas de como se conectar no nosso próximo artigo! Fique ligado! Com amor, BrincareB.


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page