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Filho Solto, quando é hora de falar em Autonomia?

Na brincare temos a turma do “Filho Solto”! 🐢💞

Esta turma tem como personagem a tartaruga bebê, pelo simbolismo da força autônoma que um

Filhote de tartaruga quebra seu ovo e vai ao mar!


Portanto, um dos focos das aulas nesta turminha é a Autonomia, tal capacidade desenvolvida através de muita estimulação que possibilita muitos avanços motores e em especial cognitivos também!


Autonomia: substantivo feminino definido como a capacidade de governar a si mesmo segundo os próprios meios. Se hoje somos seres autônomos, capazes de fazer escolhas, decidir, preferir isso a aquilo, comer com as próprias mãos e andar com os próprios pés, é por duas razões: a primeira porque tentamos diversas vezes, a maioria delas sem sucesso, e porque nos foi dada a oportunidade de aprender tentando sozinho.


No momento em que uma criança chega ao mundo, é comum que ela seja a maior prioridade da família, de modo que tudo é feito para ela. De fato, todos nós quando nascemos somos completamente dependentes. Mas, com o decorrer do tempo, é preciso estimular a autonomia. Estudos científicos realizados no campo da psicologia e da pedagogia do aprendizado apontaram: crianças aprendem mais quando percebem a diferença das ações feitas com elas do que para elas.


Para que consigamos trabalhar melhor a autonomia e a independência dos pequenos, listamos abaixo 7 formas de incentivá-los nessa deliciosa e desafiadora busca. Confira:


🏆Coloque a criança em situações desafiadoras. Por exemplo, se o brinquedo foi colocado ou jogado longe, sempre pergunte: ‘E agora, como vamos pegá-lo?’. Mesmo que ela ainda não fale ou entenda palavras, é capaz de perceber a entonação das frases. O desafio, por menor que seja, possui papel fundamental na capacidade que a criança irá adquirir para gerar conflitos internos e externos.


🏆A frustração é importante. Embora o desejo dos pais seja de que o filho nunca se frustre, se entristeça ou se sinta mal por determinada situação, é fundamental que ele aprendam desde cedo a lidar com esse tipo de sentimento. Portanto, em vez de fazer para o seu filho, tente direcioná-lo para executar a função que queira da forma certa, e fale coisas do tipo: ‘Já tentou dessa outra forma? E dessa? Talvez seja melhor por causa disso ou daquilo etc.’.


🏆Permita que a criança faça pequenas escolhas e se sinta sempre como parte de algo maior. Convide-a para ajudar, mesmo que sejam funções pequenas, como pegar uma colher, secar um pote depois de lavado etc. A criança passará a entender que pode e deve ajudar, o que pode ser um dos pontapés iniciais para valores muito importantes.


🏆Mostre ao seu filho que ele é responsável pelas próprias coisas, pelo cuidado, organização e bom estado. Portanto, sempre deixe claro que, após brincar, os brinquedos precisam ser guardados, e que se forem levados para o quintal, piscina ou escolinha, precisam ser limpos. O mesmo cuidado deve acompanhar o material escolar, suas próprias roupas etc.


🏆Sempre incentive a criança a falar, se ele precisa de algo e está com vergonha de pedir, o que é uma atitude muito comum em crianças que são mais introspectivas ou que estão em ambientes muito cheios, com pessoas desconhecidas. A criança precisa aprender a agradecer, pedir ‘por favor’ e lidar com os outros.


🏆Não corrija, principalmente na fala, porque isso o deixará ainda mais inseguro para verbalizar o que está sentindo e o que realmente tem vontade. E a insegurança é um dos maiores empecilhos para a construção da autonomia!


🏆Durante as brincadeiras diárias, deixe que a criança escolha o que quer fazer por um curto período de tempo. Isso a ajudará a se sentir mais confiante e entender que a hora de brincar também é um espaço de diálogo, que ela poderá apresentar os próprios gostos e preferências.

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