top of page
  • Foto do escritorBrincare

Intervenções para Prematuros

Atualizado: 8 de ago. de 2020




Existem bebês mais apressadinhos, que chegam antes da hora!


Esse nascimento antecipado (a prematuridade) tem sido um grande desafio da saúde.


O bebê que nasce antes de 37 semanas de gestação e com o peso ao nascer menor ou igual a 1.500g * tem maior risco de evoluir com desvios no desenvolvimento devido à imaturidade ou mesmo lesões no sistema nervoso central. Comumente, esse bebê apresenta um percentual de gordura pequeno em seu corpo, sua cabeça é relativamente grande em relação ao tórax, sua estrutura óssea e muscular ainda não estão prontas para enfrentar a força da gravidade e seu sistema nervoso ainda é imaturo. Essas e outras características dificultam a contração muscular e o controle do movimento voluntário e, por isso, podem aparecer dificuldades motoras e atrasos no controle da cabeça, para segurar objetos, rolar, sentar, engatinhar e andar.


Os primeiros 1000 dias de vida da criança (período de gestação até aos 2 anos), são caracterizados pela fase mais importante para a maturação neurológica e conquista da independência motora. Por isso, o ideal é que o seguimento seja iniciado logo nos primeiros meses, pois nessa fase, seu sistema nervoso ainda não está completamente desenvolvido e permite um melhor processo de aprendizagem e adaptação aos estímulos.


Intervenções para estes Babys apressadinhos, tem como principal objetivo, promover um ambiente e estímulos adequados para que a criança desenvolva seu melhor potencial em aspectos motores, cognitivos, psíquicos e sociais.


Durante as aulas serão realizadas atividades/brincadeiras que promovão desenvolvimento das percepções sensoriais, a manipulação de objetos, o rolar, o sentar, o engatinhar, a marcha, a comunicação e a socialização, sempre respeitando a etapa do desenvolvimento em que a criança se encontra!

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page