top of page
  • Foto do escritorBrincare

Você conhece os Descobridores???


Se você, que está lendo, é Pai ou Mãe, já deve ter ouvido falar no “Terrible Two”, ou "Os terríveis 2 anos”, nós da Brincare, não pensamos assim.


Na Brincare a turminha dos dois anos, foi batizada como Descobridores.


E por quê será???

Eles querem descobrir o que tem dentro de portinhas, caixinhas, potes, bolsas. Eles querem descobrir o que tem por de trás de uma porta. Querem descobrir texturas, cheiros, sons e limites. E eles realizam a maior parte das descobertas com as mãozinhas, por isso atividades que priorizam as Habilidade Manipulativas, são fantásticas. Encaixar pecinhas, puxar fitinhas, enfiar palitinhos, espetar a comida, transferir líquidos e outros materiais são atividades mais do que indicadas para esta faixa etária, pois respeitam um período de sensibilidade e interesse neurológico, traduzindo, estaremos ofertando atividades que eles estão prontos para explorar, aprender e se desenvolver.






Nesta fase a linguagem e comunicação já acontecem. Algumas crianças são mais faladoras, outras um pouco menos, mas a compreensão daquilo que é falado já é percebido.


Aqui fica um alerta: EVITEM O NÃO! É o momento de dizer o que querem que eles façam: Solte! Pegue! Fique pertinho! Escute! Faça carinho! Traga o brinquedo! Deixe o objeto! São frases ou comandos que o cérebro reconhece e que podem substituir o “Não mexe!” “Não pega!”, essa forma de falar instrui a criança e surte muito mais efeito do que aquela que restringe, que poda e que banaliza o Não. O Não pode e deve ser dito, em momentos específicos, principalmente quando você quer frear ou paralisar uma atitude que traz algum risco à integridade da criança.


Lembre-se sua criança pode não ser tão faladora, mas escuta tudo, TUDINHO! E você pode auxiliá-la nas aquisições da linguagem, fazendo perguntas: O que você quer? Água ou Suco? Você gosta de maça ou banana?, mas aí vem o pulo do gato. Escute o que ele diz. Espere. Busque o contato visual e repita a pergunta. Uma falha muito comum, são os pais que perguntam e respondem ao mesmo tempo, anulando a criança de ser protagonista, e no tempo dela, ter sua voz ativa escutada. Espero que tenha chegado até aqui e visto que de: “Terrible Two” ou “Terríveis dois anos”, a fase não tem nada. O que tem é energia, esperteza e uma fome insaciável de Descobrir o Mundo.


Continue nos seguindo, nas redes e no próximo artigo, vou dar dicas de rotina para esta faixa etária, afinal já não estamos mais falando de um bebê, já é uma criança!


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page